sexta-feira, 14 de setembro de 2012

A outra metade de mim!

Hoje trago aqui um assunto que me distrai e me tira deste buraco que estou!

Nada mais nada menos, que um assunto polémico para muita gente, a Praxe. Bem sabem que eu sou do ISEP e toda a gente, ou quase toda que o frequenta partilha da minha opinião.

Somos vistos por toda a comunidade académica como porcos, feios e maus e eu até compreendo este ponto de vista, embora não o partilhe de forma alguma. O que os outros vêem como porcos, nós vemos como natural, o que vêem como feios, nós vemos como trabalho duro e o que vêem como maus, nós vemos como atitude. Pode parecer assustador, pode parecer terrível, mas não é. É tudo muito boa gente, salvo excepções que as há sempre.
Eu enquanto caloira, entrei com medo para o ISEP, tudo o que se dizia da praxe lá e a fama não era boa. Quando lá cheguei, vieram ter comigo e disseram-me experimenta, ninguém te vai obrigar a nada e quando te fartares vais-te embora, eu disse para mim mesma que sim tudo bem, uma vez não me iria matar. Tenho que dizer que foi das melhores experiências da minha vida e repetia tudo, mesmo tudo! Adorei cada uma das pessoas do meu ano, que foi praxada do meu lado. Apesar de não ter gostado de algumas praxes, algumas eram tão secaaa, mas tinha outras que nos deixavam pelo beicinho, o cantar no bar, a união, os abraços, a recepção ao caloiro, o julgamento, o cortejo, o baptismo...foram tantos momentos bons, tantos momentos de esforço. Gostei tanto daquilo que cada marca que a praxe me pudesse deixar eu queria-a.

Entrei no mesmo ano que o meu namorado e vi a praxe dele que supostamente era muito mais puxada, e foi....por muito que me custe Electro é outro Mundo, eles também são muito mais e as ideias deles são absolutamente fantásticas...continuando entre nós comentávamos quem nos dera poder estar ali a ser praxados com Electro. Não digam isto a ninguém, que eles já são uns convencidos!!

Tudo para chegar ao ponto, sou Veterana, tenho 6 matriculas, é a minha última em princípio a Tese fica pronta este ano e foram 6 anos inesquecíveis, pertencer a este grupo é um orgulho.

Não são insultos como fascistas, que nos chateiam, os caloiros estão lá porque querem, estão lá porque gostam e estão lá com orgulho no Curso e no Instituto, porque se não fosse assim eu sentia-me mal em estar com eles. Todos nós somos Humanos e em tudo que fazemos temos de ser felizes.

Não estou com isto a tentar atirar areia aos olhos de ninguém, a praxe tem dureza, física e psicológica, nada fora do normal, nada que não se aguente. Eu aguentei e na altura nem 50 kilos tinha!

Portanto gostava que todos fossem respeitados, tanto os caloiros que lá estão, como os Doutores que passaram por tudo aquilo e ainda assim estão lá a esforçar-se e a dar o melhor deles.

Eu sei que existem muitas opiniões sobre a Praxe. Eu nunca insultei um anti-praxe, nunca insultei pessoas que desistiram, a minha irmã foi à praxe e não gostou e nunca a condenei por isso, meus amigos continuamos irmãs, para surpresa de muita gente xD. A realidade é que se faz muito festival à volta do ISEP e, para mim, não existe nada mais, nada melhor e não o trocava por NADA!

O ISEP é um local mágico, quem lá entra chora quando tem de sair. Não acreditam? Perguntem ao pessoal que por lá anda.

Os meus amigos são verdadeiros, obrigada ISEP, obrigada Praxe, obrigada 07. Melhor ano de sempre!

Sei que me vou esquecer de dizer muita coisa, sei que tenho muito mais para dizer, mas por hoje chega, obrigada a vocês também por lerem.

Sem comentários:

Enviar um comentário