domingo, 30 de setembro de 2012

Que Mundo é este?!

Não quero ferir susceptibilidades com este post, mas que se passa com este Mundo consumista?! O iphone 5 chegou a Portugal e em menos de 24 horas esgotou na Vodafone, incluindo na loja online. Agora expliquem-me a necessidade que existe em comprar sempre o melhor e mais caro, quando cada vez mais existem casais de desempregados, pessoas a passar fome e a viver cada vez mais em condições degradantes.

Custa-me isto, acho que a juventude de hoje em dia tem muita vergonha de assumir que não tem dinheiro, e não consigo compreender o porquê. Este assunto não deveria ser  alvo de embaraço, a vida está complicada e a sociedade está bem ciente disso. Mas mesmo quando temos dinheiro e vemos toda a gente à nossa volta tão mal, como podemos ter certas atitudes sem nos preocuparmos?! Gastar dinheiro de forma tão displicente, quando existem crianças a passar fome mesmo ao nosso lado?! Será que já não temos coração?! Será que estamos tão centrados no que queremos, que esquecemos quem nos rodeia?!

A mim afecta-me isto, é um assunto que me toca, não tenho vergonha em dizer que temos uma vida muito recatada cá em casa, que não nado em dinheiro e que ao final de algum tempo os sonhos, já não são o que eram e  transformam-se em coisas muito mais simples, como arranjar um bom trabalho ou simplesmente ter uma vida minimamente estável.

Estou habituada a montanhas-russas, a minha vida toda foi feita de altos e baixos, já estive muito muito bem e já estive mal...acho que agora é cada vez mais complicado estar bem, mas não perco esperanças. Uma das coisas que mais me deixa triste é ver filhos que podem ajudar os pais e não querem, ou nem se esforçam para tal. Se um filho trabalha, recebe um salário até agradável e mora em casa dos pais, porque não contribui um pouco e ajuda os pais?! Será que o egocentrismo é tal, que os jogos novos, os iphone 5 e os tablets são assim tão essenciais, quando em casa já se tem 30 jogos, dois ou três telemóveis e cinco computadores?!

Isto não é boca para ninguém específico, é boca para todos nós, todos que vivem o seu dia-a-dia fechados numa bolha e que se esqueceram de palavras tão simples como solidariedade, sociedade e respeito pelo próximo.

Ser solidário não é dar esmolas no Natal, ser solidário é, também, pensar no vizinho que nem telemóvel tem e respeitá-lo por isso, sem o gozar com as playstations e por aí fora.

Este não é o Portugal que eu quero para mim.
Estes não são os Portugueses que eu em tempos conheci.


4 comentários:

  1. My God, tiraste-me todas as palavras da boca, parecia eu a escrever! a minha vida tambem é um carrossel, mas nao daqueles em que dá vontade de andar mais uma voltinha...mas que fazer? deitar o pano ao chão e desistir? nao me parece... por isso vou menos vezes ao blog...mas vou!:) e confesso que onde gasto mais(do pouco que há) é em comida, porque a vida já é amarga e um pouco de doçura e beleza nao faz mal a ninguem:)
    e ha que ter força...hoje estou na mó de baixo...amanhã estarei na de cima com certeza com esforço e um cadito mais de sorte:p quanto aos tlm's...well...o meu é touch, custou 60€ e já achei um escandalo total, e agora passados 2 ou 3 anos ja nem sei, tem vida própria...ora se desliga sozinho, ora se volta a ligar sozinho...mas enquanto for ressuscitando sozinho, cuidarei dele:D quando passar desta pra melhor, o máximo que gasto serão 10€ num daqueles que ainda tem a luz verdinha :D beijocas e desculpa pelo testamento:D e escolhas a lingua que escolheres, será fixe, sao as duas altamente!!! e ja agora se souberes de algum emprego disponivel na zona da batalha do porto, mi avisa vai?:D

    ResponderEliminar
  2. pois...como te entendo..eu tambem ando assim para ser sincera...obviamente que me vou rindo, sou de riso fácil, mas as preocupaçoes à noite é que batem forte cá dentro como dizia a outra menina:)e tem dias que nem da cama me apetece sair...nao vejo futuro e o que vejo nao é risonho...mas sinceramente acho que tristeza atrai coisas más...por isso tento rir todos os dias, mesmo com todas as preocupações e problemas reais que se têm passado por estes lados...e vejo que muita gente anda mal e com problemas...ao menos nao me sinto só neste barco.. e a tristeza atrai doenças...elas já chegam sem avisar..por isso o que puder fazer para as contrariar...farei!tipo, terapia do riso: rir mesmo sem vontade, forçar o riso!nao...nao estou no manicómio(nao falta muito, porque os médicos ja me diagnosticaram depressao crónica...crónica o tanas...crónica quabto muito é a minha renite alérgica, ou a minha asma...agora depressão...no way!!:p)Adoro rir, adoro fazer rir, adoro cozinhar para os outros e nisso ao menos é algo que geralmente faço bem(tenho os meus desastres mas shiuuu, nao contes a ninguém:p)e um dia estarei bem na vida, nao digo rica nem nada disso, mas em paz de espírito, sem medo que me venham bater à porta com más notícias(pelo menos financeiras), calma na minha casinha(pode ser qualquer uma desde que tenha um bom fogão:D)e poder voltar a ter os meus pais perto, que me agoniza todos os dias, saber que estao a envelhecer longe, meu pai com a reincidencia do cancro(controlado felizmente), queria te-los perto...mas enquanto nada disso acontece, vou tentando fazer pessoas felizes à minha maneira, e sendo feliz com a convivência de boas pessoas que me rodearam desde que tenho o blog(como tu:))e um dia de cada vez;) beijocas e força aí menina linda e kida!

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão, há pessoas que não sabem o que custa a vida. E nós infelizmente convivemos diariamente com pessoas assim.

    Mas por outro lado, nós damos muito mais valor à vida e às pequenas coisas que vamos conquistando, porque estamos habituadas a lutar pelas coisas que realmente queremos.

    Por isso se hoje estamos na mó de baixo, haverá certamente um dia em que estaremos na mó de cima!

    ResponderEliminar